Uma espuma capaz de sentir e se autorregenerar!
Sim essa é a proposta dos pesquisadores da universidade nacional de Singapura que desenvolveram uma espuma capacitiva capaz de sentir a aproximação de um dedo com alguns centímetros de distancia.
A nível industrial essa espuma abre uma serie de possibilidades para diversas aplicações onde braços robóticos poderão manipular com muito mais precisão e autocontrole os objetos transportados e ainda fazer interações com humanos e outros objetos pela fabrica.
O que podemos esperar de verdade é o uso destes tipo de material na área de próteses mecânicas onde uma pessoa poderá sentir o toque dos objetos e de outras pessoas.
Imagine a possibilidade de uma pessoa que perdeu os membros superiores ter próteses de braços e mãos com essa espuma e assim serem capazes de interagir novamente com outras pessoas e poder abraçar e sentir o abraço. Não conseguiria descrever essa sensação, mas posso dizer que a tecnologia esta nos mostrando que em alguns casos, não será o fim, apenas um novo começo com novas sensações.
Comments